Entre em Contato

Nós ligamos para você

topo

Postado em 23 de Outubro às

Conciliação Bancária

INTEGRAÇÕES | Conciliação Bancária

O que é e por que fazer?

Dentro da gestão de uma empresa, o aspecto financeiro é um dos que mais se destaca para garantir a sobrevivência do negócio. Nesse contexto, a conciliação bancária é uma aliada para que sua empresa entenda a própria movimentação financeira e para que seja possível saber, em detalhes, sobre recebimentos, pagamentos, depósitos e outras operações que fazem parte de suas finanças. Conciliação bancária é a ação de conferir e comparar saldo, entradas e saídas de uma conta no banco com o controle financeiro interno (movimentação esperada de contas a pagar e a receber de sua empresa).

Esse procedimento pode ser considerado uma ferramenta de controle interno e é essencial para prevenir erros e fraudes, além de possibilitar o conhecimento das finanças de sua organização. Em alguns casos, a conciliação bancária é requisitada pela auditoria para comprovar alguns aspectos da movimentação financeira de uma empresa.

Nesse relatório é possível apontar e entender eventuais diferenças entre o que está registrado no sistema DataTransp e o que está apresentado no extrato bancário, já que é comum que existam cheques não compensados, além de depósitos bloqueados que geram a necessidade de conciliação.

Para que a conciliação bancária seja efetiva, é preciso que ela seja tempestiva, ou seja, deverá ser lançada e atualizada, de preferência, diariamente e é nesses lançamentos que nosso software irá lhe auxliar.

No caso de diferenças entre o extrato e o que está registrado no DataTransp, esses valores deverão estar explicados e detalhados na conciliação, permitindo que sejam entendidos todos os lançamentos e, no caso de diferenças ainda não explicadas, esses valores devem estar evidenciados para que possam ser resolvidos futuramente.

Além da prevenção de erros e fraudes, que permite um maior controle financeiro do seu negócio, a conciliação bancária dá suporte a outra importante ferramenta: o fluxo de caixa. Isso porque que ele conta com os saldos bancários que representam os equivalentes de caixa. Além disso, quando elaborado corretamente e de forma atualizada, faz com que sejam conhecidos os valores disponíveis para as necessidades da empresa.

Voltar para (INTEGRAÇÕES)

Aba 1

formulario-fixo

DATATRANSP SISTEMAS - Dirija seu negócio 49 3329 8293

49 3329 8293

DATATRANSP SISTEMAS - Dirija seu negócio 49 98904 5500

49 98904 5500

DATATRANSP SISTEMAS - Dirija seu negócio comercial@datatransp.com.br

comercial@datatransp.com.br

DATATRANSP SISTEMAS - Dirija seu negócio Localização

Localização

Deixe seu recado

Nome
E-mail
Telefone
Mensagem
Resolva :

formulario-fixo-ligamos

Nós ligamos para você

Nome
E-mail
Telefone
Empresa
Horário de Contato
Mensagem
Resolva :